Quais os principais concursos públicos realizados no Brasil? 2025
Prestar um concurso público no Brasil é uma das formas mais seguras e estáveis de ingressar no mercado de trabalho, oferecendo salários atrativos, benefícios e a tão desejada estabilidade profissional.
Além disso, as carreiras públicas possibilitam um impacto direto na sociedade, pois os servidores desempenham funções essenciais para o funcionamento do país, como fiscalização, segurança, justiça e administração de recursos públicos.
Com uma ampla variedade de órgãos e cargos disponíveis, os concursos atendem a diferentes perfis e níveis de escolaridade, tornando-se uma excelente oportunidade para quem busca crescimento profissional e segurança financeira.

No Brasil, há uma variedade de concursos públicos bastante disputados e que oferecem oportunidades em diversas áreas.
Os concurseiros de plantão viajam pelo Brasil atrás de concursos que proporcionam bons salários. Alguns dos principais concursos são:
Concurso da Receita Federal:
Para cargos de auditor-fiscal e analista tributário.
A Receita Federal é responsável pela administração tributária e aduaneira do Brasil, fiscalizando e arrecadando tributos federais, além de combater a sonegação e o contrabando.
Concurso do Banco Central:
Para cargos de analista e técnico.
O Banco Central regula o sistema financeiro nacional, controla a política monetária, fiscaliza instituições bancárias e zela pela estabilidade da economia.
Concurso do Tribunal de Contas da União (TCU):
Para diversos cargos, incluindo auditor federal de controle externo.
O TCU fiscaliza a aplicação dos recursos públicos federais, analisando contas do governo e garantindo transparência e eficiência na administração pública.
Concurso da Polícia Federal:
Para cargos de delegado, agente, escrivão e perito.
A Polícia Federal atua na investigação de crimes federais, combate ao tráfico de drogas, corrupção, crimes financeiros e defesa das fronteiras, além de atuar na segurança de autoridades.
Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):
Principalmente para cargos de técnico do seguro social e analista do seguro social.
O INSS gerencia a concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias e auxílios, garantindo o funcionamento do sistema previdenciário.
Concurso do Tribunal de Justiça:
Em nível estadual, oferece vagas para juízes, analistas e técnicos judiciários.
Os Tribunais de Justiça, presentes nos estados, julgam processos de competência estadual, abrangendo causas cíveis, criminais, trabalhistas (nos TRT) e administrativas.
Concurso da Controladoria-Geral da União (CGU):
Para cargos como auditor federal de finanças e controle e técnico de finanças e controle.
A CGU atua no combate à corrupção, fiscaliza o uso do dinheiro público, promove transparência governamental e audita órgãos federais.
Esses são apenas alguns exemplos, e a lista pode variar dependendo das demandas e necessidades de cada período. Interessa-se por algum em particular?