Concurso para promotor MPE – Vagas, Edital, Inscrição 2024

Inscrição, Edital e Vagas do Concurso para Promotor do Ministério Público

Foi publicado há alguns dias através do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) o edital de abertura para concurso público que visa realizar o preenchimento de diversas oportunidades, voltadas para candidatos de todos os níveis escolares. Estas inscrições deverão acontecer exclusivamente via internet através do site www.mp.sc.gov.br até o dia 5 de março de 2024. Neste mesmo endereço deverão ser publicadas todas as comunicações referentes ao concurso.

promotor-mpe

Das oportunidades do concurso

Este concurso deverá contar com o preenchimento de mais de 30 oportunidades para a função de Promotor de Justiça Substituto além de contar com duas vagas destinadas para pessoas com necessidades especiais. Poderão participar deste processo profissionais bacharéis em direito que tenham pelo menos 3 anos de atividade jurídica, devendo ser comprovada pelos candidatos aprovados no processo quando forem convocados para a sua posse.

Das inscrições para o processo de seleção

Os valores de taxa de inscrição para o concurso deverá ficar no valor de R$ 200. Finalizado o prazo de inscrições provisórias deverão ser reveladas as relações de candidatos que são admitidos para o processos de seleção preambular objetivo, devendo ser homologada e ainda publicada através do Diário Oficial Eletrônico do MPSC.

Das provas do processo

As provas de seleção para os candidatos interessados em participar do processo, deverão ser realizadas de forma escrita, orais e ainda de títulos. A primeira das provas deverá ser realizada de forma eliminatória no dia 7 de abril. E neste concurso houve ainda o aperfeiçoamento nas provas preambulares que passaram a contar com as respostas diretas para todas as assertivas no estilo verdadeira, falsa ou branco. Este é um objetivo interessante para que se possa avaliar melhor os conhecimentos dos candidatos. A partir do dia 2 de junho de 2024 deverá ser aplicada as provas discursivas para as áreas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Já no dia 9 deverá ser a vez da prova de Direito Civil, Direito Processual Civil, e Direito Difusos, Coletivos e ainda Individuais Homogêneos. A listagem de candidatos aprovados nesta etapa do processo deverá ser publicada a partir do dia 24 de julho. Já no mês de agosto deverão ser realizadas as avaliações de ordem psicológica. A partir de setembro os candidatos deverão passar por uma apresentação oral e entrevistas.

 

*Você deve consultar os concursos abertos diretamente no site da organização de cada concurso, pois as informações podem estar desatualizadas já que a cada ano existem diversas modificações nos editais de cada concurso e nem todos abrem as inscrições anualmente.
Redação Concursos Públicos Aqui você encontra informações sobre os principais concursos públicos do Brasil, concursos abertos e previstos, editais e dicas para você obter aprovação. Nossa equipe de redação está sempre em busca de novos concursos abertos para te deixar sempre atualizado.
Deixe seu comentário