Concurso DEPEN – Edital, Inscrição, Vagas 2024

Vagas, Inscrição e Edital do Concurso do Depen

Está se preparando para concursos públicos? Saiba aqueles que estão previstos de acontecerem, aqueles com inscrições abertas e até aqueles que já encerraram inscrições. Estes podem ser proveitosos para a gente pesquisar as provas realizadas para estudarmos fazendo os exames realizados e nos prepararmos de forma bastante prática pra os concursos.

depen

Um dos concursos previstos é o do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) cujo concurso será previsto de abertura de edital em janeiro de 2024 e será previsto o preenchimento de 714 vagas. As vagas previstas são para técnico de apoio à assistência penitenciária, agente penitenciário e para agente penitenciário federal (que são os maiores número de vagas, cerca de 300). Ao todo estão previstos 714 vagas.

Para a vaga de agente penitenciário é exigido apenas ensino médio completo; já o técnico de apoio à Assistência Penitenciária, exige ensino médio/técnico; e o de especialista em Assistência Penitenciária, nível superior completo. Os salários previstos são de R$ 3.159,97  até mais de 4 mil. A previsão é que este concurso aconteça bem no início de 2024.

A maior deficiência de profissionais é para o cargo de agente penitenciário e o maior número de vagas, mas é necessário o candidato se preparar cada vez mais e antecipadamente para garantir sua vaga. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

O ultimo concurso Depren foi realizado em 2008 e já era o momento necessário para o contrato de novos servidores ainda mais agentes penitenciários. Naquele último concurso o conteúdo programático cobrado foi o seguinte: conhecimentos de informática, língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. Após a prova objetiva é realizado entre os aprovados prova de aptidão psicológica e investigação para verificar antecedentes pessoais. Por último, os aprovados passam por um curso de formação realizado em Brasília. Essas etapas são mais para os agentes penitenciários. Os demais cargos não são exigidos todas estas etapas. Fiquem atentos para a abertura do edital, que provavelmente acontecerá muito em breve.

*Você deve consultar os concursos abertos diretamente no site da organização de cada concurso, pois as informações podem estar desatualizadas já que a cada ano existem diversas modificações nos editais de cada concurso e nem todos abrem as inscrições anualmente.
Redação Concursos Públicos Aqui você encontra informações sobre os principais concursos públicos do Brasil, concursos abertos e previstos, editais e dicas para você obter aprovação. Nossa equipe de redação está sempre em busca de novos concursos abertos para te deixar sempre atualizado.
Deixe seu comentário